domingo, 16 de agosto de 2020

Atividade de Educação Física - 3ºB (17/08 a 21/08)

 E.E. CONJUNTO HABITACIONAL ITAQUERA IV- LESTE 3

 

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. VIVIANE DIAS

ENSINO FUNDAMENTAL I – 3° ano B

 SEMANA: 17 a 21 de agosto

TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS

ATIVIDADES

·         ADIVINHAS EM CORDEL

Sou bicho que vive n’água
mas a noite quando vem
me transforma num humano
tão belo como ninguém
depois de bailar com as moças
volto ao rio e durmo bem…

 

_______________

 

Eu sou  protetor das matas
de todos os animais
não gosto de quem destrói
quem polui eu vou atrás
eu despisto os caçadores
C’os pés virados pra trás...

 

_________________

Eu assusto todo mundo
com meu forte relinchar
apareço quando é noite
bem escura, de luar
tenho corpo de cavalo
e fogo para soltar...

 

____________________

Eu rastejo pela mata
minha pele é de serpente
os meus olhos vão brilhando
como arde o fogo quente
quem me encontrar por aí
ficará cego ou doente…

 

_________________

Me transformo numa fera
nas noites de Lua cheia
se arrepia com meu uivo
quem tiver sangue na veia
sou um caçador feroz
com bocarra grande e feia…

 

________________

Já fui bela indiazinha
e hoje vivo a nadar
nas profundezas do rio
sempre gosto de cantar
se for um belo rapaz
poderá se enfeitiçar…

 

_________________

 

Vou atrás das criancinhas
que são desobedientes
sou uma bruxa do mato
meu disfarce é diferente
eu sou como um jacaré
mas fico em pé como gente…

 

________________

 

Faço muitas travessuras
venho num redemoinho
vou pulando pela mata
fumando meu cachimbinho
pulo sempre se um pé só
e é vermelho o meu gorrinho...

 

_________________

 

 

·         PULANDO IGUAL UM SACI

·         JOGO DA MEMÓRIA

 

PROCEDIMENTOS

·         ADIVINHAS EM CORDEL: Ler o cordel e tentar identificar qual é o personagem. Se não souber, pode pesquisar na Internet.

·         PULANDO IGUAL UM SACI: Estipular um percurso (uma pista), demarcar o início e o final do percurso. A criança, apoiando no chão apenas um dos pés (aquele que tem mais equilíbrio e força) vai pulando do início ao final do percurso demarcado. Se tiver irmãos, primos, alguém para participar junto, a brincadeira se torna mais emocionante.

JOGO DA MEMÓRIA: Imprimir (se possível) ou desenhar e pintar, em folha de sulfite, caderno de desenho ou qualquer outra folha que tenha disponível, os personagens do Folclore Brasileiro. Recortar e espalhar com os desenhos virados para baixo. Ideal é que ao menos duas pessoas participem da brincadeira. Misturar e distribuir as cartas sobre uma mesa, com os desenhos virados para baixo. Cada jogador deve virar duas cartas buscando um par igual. Se conseguir tem direito a jogar outra vez ou se não conseguir, passa a jogada para o seguinte participante. As cartas que formarem par devem ser retiradas do jogo e conta como ponto para o participante.

 

MATERIAIS:

Caderno, folha de sulfite ou de caderno de desenho, lápis, borracha, canetinhas, lápis de cor, giz de cera.

 

AVALIAÇÃO / SISTEMATIZAÇÃO

Registrar em seu caderno as respostas das Adivinhas.

Encaminhar uma foto do registro através do e-mail vivdias@prof.educacao.sp.gov.br ou postar no CLASSROOM.

 

REFERÊNCIA BIBIOGRÁFICA

https://maribigio.com/2016/09/14/adivinhas-em-cordel-personagens-do-folclore-brasileiro/

https://www.professorxaviier.com/2019/08/folclore-jogo-da-memoria-personagens.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário